Cidade

Requalificação no Centro preserva pedras portuguesas

As pedras portuguesas instaladas no Centro Antigo de Salvador estão recebendo uma atenção especial durante as obras de requalificação realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), do Governo do Estado. [Leia mais...]

[Requalificação no Centro preserva pedras portuguesas ]
Foto : Divulgação/ Conder

Por Luiza Leão no dia 12 de Abril de 2017 ⋅ 19:06

As pedras portuguesas instaladas no Centro Antigo de Salvador estão recebendo uma atenção especial durante as obras de requalificação realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), do Governo do Estado. A intervenção integra o Projeto Pelas Ruas do Centro Antigo. Através da iniciativa, 260 vias de 11 bairros da região central da cidade estão sendo contempladas. Segundo o historiador Jorge Antonio Martins, as pedras portuguesas chegaram a Salvador entre 1600 e 1700.

A superintendente de projetos da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), Tania Barros, destaca que as pedras eram consideradas \'revolucionárias\'. \'Na época foi uma forma revolucionária de não andar na lama. A gente hoje em dia tem outros materiais, mas preferimos mantê-las como identidade em lugares emblemáticos, como em frente ao Plano Inclinado, à Igreja da Conceição da Praia e na Rua Chile\', explicou.

Notícias relacionadas

[Ufba fica sem luz após roubo de cabos]
Cidade

Ufba fica sem luz após roubo de cabos

Por Kamille Martinho no dia 18 de Outubro de 2019 ⋅ 14:20 em Cidade

Assessoria da universidade afirma que novo material já está sendo providenciado