Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Alunos da Unifacs protestam sobre novo método de cobrança da faculdade

Cidade

Alunos da Unifacs protestam sobre novo método de cobrança da faculdade

Alunos da Universidade Salvador (Unifacs) iniciaram uma campanha nas redes sociais protestando a respeito do novo método de cobrança da mensalidade adotado pela instituição a partir do segundo semestre de 2015. Por meio da hashtag #UnifacsEuNãoConcordo, os estudantes reclamam que a faculdade obrigou os alunos a concordar com um contrato considerado abusivo. [Leia mais...]

Alunos da Unifacs protestam sobre novo método de cobrança da faculdade

Foto: Reprodução/Facebook

Por: Matheus Simoni no dia 06 de agosto de 2015 às 17:21

Alunos da Universidade Salvador (Unifacs) iniciaram uma campanha nas redes sociais protestando a respeito do novo método de cobrança da mensalidade adotado pela instituição a partir do segundo semestre de 2015. Por meio da hashtag #UnifacsEuNãoConcordo, os estudantes reclamam que a faculdade obrigou os alunos a concordar com um contrato considerado abusivo, que iria gerar novas despesas e mais dor de cabeça aos alunos.

Em contato com o Metro1, um estudante que não quis se identificar afirmou que a Unifacs sequer negociou com os alunos sobre a nova política de cobrança. "As cláusulas referentes ao cálculo do valor da mensalidade mudaram completamente. No contrato antigo, você podia pegar qualquer matéria de acordo com o crédito. Cada matéria tinha a determinada quantidade de créditos. Agora, não existe mais isso. O que acontece agora é um pacote de matérias referente ao semestre", explica ele.

De acordo com o aluno, todos os estudantes serão afetados com a mudança. "Isso vai aumentar muito a mensalidade de grande parte dos alunos. Uma pessoa que pagava R$ 1.200 mil iria pagar R$ 1.800 com a mudança", afirmou. No portal do aluno, foram explicadas as novas mudanças para os estudantes:

1. Matrícula em pacote fechado de disciplinas - Será cobrado o valor normal da mensalidade (mensalidade básica). 

2. Matrícula em pacote fechado + disciplinas de outros semestres – Será cobrado o valor da mensalidade + valor das disciplinas adicionais. 

3. Matrícula em disciplinas de diferentes semestres - Será cobrado o valor por disciplina. 

4. Matrícula em disciplinas que formam um período parcial de um pacote (parte das disciplinas de um mesmo semestre) – Será cobrado o valor proporcional às disciplinas constantes na matrícula, limitado ao valor do pacote. 

Na internet, outros estudantes já matriculados na instituição reclamaram que não conseguiam acessar o portal do aluno pelo site da Unifacs sem antes serem obrigados a aceitar o novo contrato. "Imagine quem possui FIES, que entra em confronto com esse novo contrato, e o aluno que possui só poderá cursar 4 ou 5 matérias", afirma um deles no Facebook. Também na rede social, a página da instituição recebe diariamente centenas de críticas por conta da mudança na cobrança da mensalidade. 

Após a repercussão gerada pelo problema, a Unifacs decidiu suspender a mudança na matrícula de veteranos. De acordo com a instituição, a medida deve garantir o retorno às aulas com mais tranquilidade. "Adotamos essa meida, devido a instabilidade ocorrida no nosso sistema de matrículas e a proximidade do início do semestre, que inviabilizaram uma comunicação mais efetiva e antecipada", afirma uma nota publicada pela instituição nesta quinta-feira (6).