Cidade

Ações do governo e da Prefeitura dão esperança ao Centro Histórico

A fase paz e amor entre o governador do estado, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), tem trazido boas notícias. Após as obras de mobilidade urbana, agora é a vez do Centro Histórico da capital se beneficiar com a parceria entre os executivos municipal e estadual. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Tácio Moreira/Metropress

Por Matheus Morais no dia 08 de Agosto de 2015 ⋅ 08:30

A fase paz e amor entre o governador do estado, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), tem trazido boas notícias. Após as obras de mobilidade urbana, agora é a vez do Centro Histórico da capital se beneficiar com a parceria entre os executivos municipal e estadual. O petista deu o pontapé inicial autorizando as obras de revitalização do Centro Antigo. 11 bairros, como Saúde, Barris, Tororó e Santo Antônio Além do Carmo, serão contemplados com as intervenções em 200 ruas, que terão um custo total de R$ 123 milhões. 

Já Neto relançou o projeto Pelourinho Dia e Noite, que prevê uma série de intervenções visando revitalizar e movimentar o comércio, a cultura e a economia da região. Áreas como a mobilidade e segurança pública também terão investimentos, sendo que, na área, a Guarda Municipal vai atuar em parceria com a Polícia Militar. “A gente quer dar as mãos para todo mundo que queira o melhor para a região. O governo anunciou a recuperação de ruas do Centro Histórico; o Iphan, pelo governo federal, vem recuperando monumentos e igrejas. Pra gente, é importante que todos possam fazer a sua parte. Quanto mais se trabalha pelo Pelourinho, mais a cidade ganha”, disse o prefeito à Metrópole.

Revitalização gera “mídia espontânea”, diz comerciante do centro histórico

Para o comerciante Clarindo Silva, dono do bar Cantina da Lua há 45 anos, as intervenções anunciadas pelo governo e pela Prefeitura são extremamente positivas para o comércio. “Há muito tempo não ouço falar tão bem do Pelourinho. Depois da união dos dois, aumentou o número de policiais na região. Isso também gera uma mídia espontânea para o comércio. Agora, estou lutando para que o Elevador Lacerda funcione durante todo o dia. Isso vai aumentar a permanência das pessoas nos bares e nos restaurantes”, disse em entrevista à Rádio Metrópole.

Meio artístico elogia revitalização

Já o cantor e compositor Gerônimo, que se apresentou por mais de uma década na Escadaria do Passo da Igreja do Santíssimo Sacramento, elogiou a parceria entre as gestões municipal e estadual no bairro. “Acredito que há  muitas outras coisas que vão ser fomentadas além da cultura. Aposto que tanto a Prefeitura quanto o governo vão se empenhar para fazer o melhor para todos”, elogiou o artista

Governador espera gerar mais emprego

Segundo o governador Rui Costa, um dos principais focos da revitalização do Pelourinho é a geração de postos de trabalho. “Eu quero buscar emprego para o povo. Em qualquer lugar do mundo, o que sustenta o Centro Histórico é a economia. Não pode ser presépio. Está em execução o Hotel Fasano. Teremos emprego para as pessoas que moram no centro. Vamos construir mais vagas de estacionamento. O diferencial de Salvador é a cultura do povo”, disse.

 

Notícias relacionadas