Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Domingo, 07 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Salvador recebe o primeiro simulado noturno de evacuação

Cidade

Salvador recebe o primeiro simulado noturno de evacuação

A comunidade do Calabetão receberá na próxima semana o primeiro Simulado Noturno de Evacuação, realizado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). O evento está marcado para 19h de quinta-feira (17) e tem como objetivo treinar e preparar a comunidade para possíveis acidentes que possam acontecer em decorrência das chuvas, fazendo com que eles saibam deixar as residências de forma segura. [Leia mais...]

Salvador recebe o primeiro simulado noturno de evacuação

Foto: Divulgação/Agecom

Por: Matheus Simoni no dia 08 de agosto de 2017 às 10:25

A comunidade do Calabetão receberá na próxima semana o primeiro Simulado Noturno de Evacuação, realizado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). O evento está marcado para 19h de quinta-feira (17) e tem como objetivo treinar e preparar a comunidade para possíveis acidentes que possam acontecer em decorrência das chuvas, fazendo com que eles saibam deixar as residências de forma segura. As secretarias municipais de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), de Saúde (SMS), de Educação (Smed), Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), além da Prefeitura-Bairro do Cabula, Transalvador, Guarda Civil Municipal (GCM), Ouvidoria, Corpo de Bombeiros e lideranças comunitárias vão participar do simulado.

Segundo a Codesal, serão cinco poligonais de evacuação com rotas seguras por onde as pessoas poderão circular para chegar ao abrigo, que será na Escola Municipal do Calabetão. Na unidade escolar, as equipes de assistentes sociais e psicólogos receberão a comunidade. Também simularão a abertura de cadastro social – como acontece num evento real.

“Queremos que todos os órgãos estejam alinhados. Esse simulado noturno vai ser o mais próximo da realidade possível, pois historicamente a maioria dos acidentes acontece durante a madrugada. Queremos que as pessoas saibam exatamente por onde percorrer no caso de um acidente real”, explica o diretor-geral da Codesal, Gustavo Ferraz. Conforme o gerente da Prefeitura-Bairro Cabula, José Miguel Bastos, o evento é de fundamental importância para sensibilizar os cidadãos. “A proposta é excelente, pois vai ser tudo bastante verdadeiro. Durante o período noturno, contamos com outras adversidade, a exemplo da iluminação reduzida, por isso deve ser um simulado mais cuidadoso”.