Cidade

Fortes de Santa Maria e São Diogo serão restaurados e terão exposições fixas

O prefeito ACM Neto (DEM) assinará nesta quarta-feira (19) a ordem de serviço para dar início ao cronograma de obras de revitalização dos fortes de Santa Maria e São Diogo, ambos localizados no bairro da Barra. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : André Koehne/Domínio Público

Por Matheus Simoni no dia 18 de Agosto de 2015 ⋅ 15:43

O prefeito ACM Neto (DEM) assina nesta quarta-feira (19) a ordem de serviço para dar início ao cronograma de obras de revitalização completa dos fortes de Santa Maria e São Diogo, ambos localizados no bairro da Barra. Os dois locais serão restaurados e abrigarão exposições permanentes de dois grandes ícones da arte baiana: o francês Pierre Verger e o argentino Carybé, que adotaram a Bahia para viver e desenvolver suas atividades. A cerimônia de assinatura começa às 10h, no Forte São Diogo.

As intervenções estão a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e serão executadas pela Secretaria de Manutenção (Seman). De acordo com a Prefeitura, a requalificação contará com investimentos de R$ 2,5 milhões e os espaços devem ser abertos à visitação pública a partir de março do próximo ano. Após a revitalização, os fortes serão administrados pela Fundação Pierre Verger, que será responsável pela manutenção e coordenação das exposições.

As amostras de arte serão mantidas a partir de recursos captados através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC). A exposição que tratará da vida e obra do fotógrafo francês será instalada no Forte de Santa Maria. Já a arte de Carybé estará exposta no Forte de São Diogo. Além da reforma no espaço físico, as novas estruturas vão contar com elevadores e pequenos cafés. Para ter acesso aos fortes e dar início às obras, a Prefeitura contou com cessão dos espaços junto ao Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac), para o São Diogo, e ao Exército Brasileiro, para o Santa Maria.

Notícias relacionadas