Cidade

“Universidades nascem de questionamentos sobre o saber”, destaca reitor

A fé e os dogmas foram assuntos abordados pelo reitor da Universidade Católica de Salvador (Ucsal), Maurício Ferreira, durante entrevista à Rádio Metrópole nessa sexta-feira (21). [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Agência Brasil

Por Bárbara Silveira no dia 21 de Agosto de 2015 ⋅ 08:48

A fé e os dogmas foram assuntos abordados pelo reitor da Universidade Católica de Salvador (Ucsal), Maurício Ferreira, durante entrevista à Rádio Metrópole nessa sexta-feira (21).

"Os dogmas numericamente não são muitos, os dogmas são limites, a comunidade sente necessidade do dogma quando começa a crescer, quando começa a encontrar um monte de pequenas seitas. A comunidade cristã sente necessidade de ir à sua fonte, é necessário preservar a antiguidade, o dogma não nasce com a pretensão de dominar o mundo”, explica.

Para Ferreira, o conhecimento atraia a curiosidade humana. “As universidades nascem do cruzamento de questionamentos sobre o saber, isso é mágico. A ciência moderna nasce do fato que pode investigar e questionar a formação. As disputas entre igreja e estado geraram uma forma peculiar de democracia”, observa.

 

Notícias relacionadas