Cidade

Estudante da Ufba embarca para Portugal após conseguir recursos em vaquinha online

Após conseguir arrecadar recursos para custear sua viagem, a estudante Rogilene Bispo, de 28 anos, finalmente embarca para Portugal, nesta quinta-feira (7), que coincidentemente é dia da Independência.[Leia mais...]

[Estudante da Ufba embarca para Portugal após conseguir recursos em vaquinha online]
Foto : Reprodução

Por Paloma Morais e Luiza Leão no dia 07 de Setembro de 2017 ⋅ 11:29

Após conseguir arrecadar recursos para custear sua viagem, a estudante Rogilene Bispo, de 28 anos, finalmente embarca para Portugal, nesta quinta-feira (7), que coincidentemente é dia da Independência. No início do mês passado, Rogilene, moradora do Subúrbio Ferroviário de Salvador, no bairro do Lobato, ao conseguir uma bolsa de estudos na Universidade de Coimbra, em Portugal, abriu uma "vaquinha" em uma plataforma online com o objetivo de conseguir os recursos necessários para arcar com a viagem e ocupar a vaga conquistada em uma seleção de mobilidade acadêmica. As aulas na universidade europeia já iniciam na próxima segunda-feira (11).

A jovem, que está atualmente no sétimo semestre da faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, filha de empregada doméstica e pai feirante, sempre enfrentou dificuldades em sua vida escolar. "Sempre estudei em escolas públicas, enfrentando todas as dificuldades e limitações do ensino público, como aulas canceladas por diversas vezes, dentre os motivos, falta de água, merenda escolar, falta de professores, e a intensa violência na comunidade sob a consequência da guerra do tráfico", disse em entrevista ao site G1. Ela contou ainda que ia de bicicleta (que era compartilhada com as irmãs) de sua casa até a biblioteca dos Barris para ter acesso a livros.

Inicialmente, Rogilene pretendia arrecadar, até o dia 1 de outubro, R$ 15 mil. Porém, após grande comoção na internet, a estudante não só conseguiu o valor pretendido, mas chegou ao total de R$ 24 mil, sendo que desse total, 7% é o valor de taxa que deve ser pago ao site, afirmou ela ao Metro1. De acordo com a jovem, a UFBA também dará uma bolsa no valor de cerca de 500 euros.

Além de custear a estadia em Portugal, o valor arrecadado também será usado para comprar um notebook, já que Rogilene utiliza os computadores do laboratório da Faculdade de Administração para seus estudos. As passagens ela conseguiu por meio de um patrocínio.

Leia também:

"Estou sem acreditar", declara baiana da UFBA que conseguiu dinheiro para estudar em Coimbra

 

Notícias relacionadas