Cidade

IGHB comemora 121 anos de fundação nesta quarta-feira

Entidade cultural mais antiga do Estado, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, celebra os 121 anos de fundação, nesta quarta-feira (26), na sede do IGHB. A data do aniversário foi 13 [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Divulgação

Por Gabriel Nascimento no dia 26 de Agosto de 2015 ⋅ 10:35

Entidade cultural mais antiga do Estado, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, celebra os 121 anos de fundação, nesta quarta-feira (26), na sede do IGHB. A data do aniversário foi 13 de maio, no entanto, precisou ser adiada, devido o falecimento da professora Consuelo Pondé de Sena, no dia 14 do mesmo mês. A solenidade começa às 18h.

Além da homenagem a ex-presidente Consuelo Pondé, durante o evento, haverá entrega do Diploma do Mérito e Medalha Bernardino de Souza, posse de novos associados, homenagens aos sócios falecidos, lançamento da Revista 109 do IGHB e apresentação musical da Camerata da Polícia Militar. O empresário Eduardo Morais de Castro, preside a sessão.

O instituto, fundado em 13 de maio de 1894, é conhecido também como a “Casa da Bahia”. É uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O instituto possui a maior coleção de jornais, datados desde o século XIX até a atualidade, além do maior acervo cartográfico do Estado, o que permite a sociedade conhecer a origem dos atuais 417 municípios baianos.

Notícias relacionadas