Cidade

Prédio tombado pelo Iphan na Praça Cayru se torna de interesse público

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de quarta-feira (2) um decreto de lei que torna de utilidade pública – que é o primeiro passo para a desapropriação – sete imóveis na região do Comércio, incluindo o sobradoportuguês azulejado branco e azul, na Praça Cayru, quechegou a ser cotado para ser um hotel de luxo da rede Hilton. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Almiro Lopes/ Correio/ Reprodução

Por Matheus Morais no dia 03 de Setembro de 2015 ⋅ 07:49

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de quarta-feira (2) um decreto de lei que torna de utilidade pública – que é o primeiro passo para a desapropriação – sete imóveis na região do Comércio, incluindo o sobrado  português azulejado branco e azul, na Praça Cayru, que  chegou a ser cotado para ser um hotel de luxo da rede Hilton. O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1969.

Os imóveis serão sede de equipamentos  como o Museu da Música e o Arquivo Público da Cidade. Segundo o Iphan, os prédios integram o conjunto arquitetônico do bairro do Comércio, tombado em 2008. O casarão, de  463,51 m², porém, está descaracterizado por alterações em sua parte interna e inserções de elementos arquitetônicos não condizentes, como lajes e marquises de concreto. A fachada principal é revestida de azulejos industrializados do século XIX, e exibe vãos em forma de ogiva, como em outros edifícios neogóticos.

O casarão é alvo de uma disputa judicial entre dois proprietários, cujos nomes não foram divulgados. Segundo o jornal Correio, a iniciativa de construir um Museu de Música faz parte de uma série de ações da prefeitura para fortalecer a cultura local e promover a cidade internacionalmente. Em julho, Salvador se tornou candidata ao título de Cidade da Música e, caso seja selecionada, a capital baiana será a primeira cidade brasileira a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco no âmbito da música.  

 

Notícias relacionadas