Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

De mortadela a iogurte: produtos perecíveis são vendidos em calçadas de Salvador

Produtos que exigem refrigeração são vendidos na via

De mortadela a iogurte: produtos perecíveis são vendidos em calçadas de Salvador

Foto: Leitor/Metro1

Por: Gabriel Nascimento no dia 17 de maio de 2018 às 08:14

“Vai aí, meu patrão?”, pergunta o camelô cercado de pilhas de iogurtes em uma das calçadas da Avenida Joana Angélica, em Salvador. O questionamento testa a coragem do consumidor que, vez ou outra, se aventura por causa dos preços competitivos. Em toda a extensão da via, os comerciantes desafiam a fiscalização e exibem em suas “bancas” uma infinidade de produtos: margarina, queijo, presunto, mortadela, leite – tudo debaixo do sol quente, a partir das 8h30 até o fim da tarde. 

De acordo com Mauro Marconi, que passa pelo local diariamente, há também a venda de produtos já estragados. “Você só não encontra o Poder Público para ordenar ou apreender essas mercadorias que, na maioria das vezes, estão fora do prazo de validade. Também não poderiam estar sendo comercializadas assim, fora da refrigeração”, ponderou.

Nota fiscal? Nem pensar. Procedência? Nada. Garantia? Só a do vendedor, que “com a mão na bíblia” assegura: “Não faz mal”. No entanto, o prejuízo para quem compra e ingere esses alimentos vai muito além do que se imagina.

Falta de agentes prejudica fiscalização em Salvador
Alimentos perecíveis e que não são conservados da maneira correta escondem uma série de perigos para a saúde. Botulismo – intoxicação causada por uma forte bactéria – é um deles. A doença não é contagiosa, mas é grave e pode ser fatal. 

O secretário municipal de Ordem Pública (Semop), Marcus Vinícius Passos, afirmou que a pasta realiza a fiscalização na medida do possível. “Passamos por lá três vezes na semana. Só que, infelizmente, não temos o efetivo para manter todos os dias”, declarou.