Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

'Chances de BRT elétrico são 80%', diz secretário da Cidade Sustentável

Cidade

'Chances de BRT elétrico são 80%', diz secretário da Cidade Sustentável

Empresa chinesa, responsável pela fabricação de coletivos, está instalada em Campinas (SP), e taxas de importação são mais baixas, segundo André Fraga

'Chances de BRT elétrico são 80%', diz secretário da Cidade Sustentável

Por: Luiza Leão no dia 23 de maio de 2018 às 19:50

Secretário municipal da Cidade Sustentável e Inovação, André Fraga afirmou que há 80% de chance de os ônibus que vão compor o sistema do BRT serem elétricos. Há cinco anos, a prefeitura chegou a fazer testes com um veículo sem queima de combustível, mas o alto custo impediu que ele fosse incorporado ao serviço de transportes soteropolitano.

"É um ônibus diferente, comprido, com piso mais baixo e com maior capacidade. A mudança, se vai ser a diesel ou elétrico, não faz diferença [no orçamento]", disse o titular, em entrevista à Rádio Metrópole.

De acordo com o titular da Secis, como uma empresa chinesa, responsável pela fabricação de coletivos, está instalada em Campinas (SP), as taxas de importação são bem mais baixas do que os valores apresentados em 2013, na fase de teste do modal.

“Tem um custo mais baixo de operar e de manter. Ele [o ônibus] se compensa nesse sentido. A gente está conseguindo avançar nessas conversas. A possibilidade de ônibus elétrico é muito grande, diria aí que 80%, hoje. Para implantar, do ponto de vista econômico e operacional, hoje já fecha a conta”, finalizou.