Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Quase 6,5 mil toneladas de lixo são retiradas de praias no primeiro semestre

Cidade

Quase 6,5 mil toneladas de lixo são retiradas de praias no primeiro semestre

No ano passado, o somatório das ações realizadas pela Limpurb foi de 14 mil toneladas

Quase 6,5 mil toneladas de lixo são retiradas de praias no primeiro semestre

Foto: Divulgação/ Fundo da Folia

Por: Luiza Leão no dia 13 de agosto de 2018 às 16:41

Quase 6,5 mil toneladas de lixo foram recolhidas das praias de Salvador no primeiro semestre deste ano – 4,5 mil toneladas apenas no primeiro trimestre, de acordo com a Empresa de Limpeza Urbana. 

No ano passado, o somatório das ações realizadas pela Limpurb foi de 14 mil toneladas e, de acordo com o órgão, as protagonistas das ações são as praias do Porto e do Farol da Barra, Piatã, Itapuã, Cantagalo e Tubarão. 

O que não é recolhido e é arrastado para o fundo do mar prejudica a vida marinha. Por causa disso, desde 2009, o Projeto Fundo da Folia, formado por cerca de 150 voluntários, realiza ações semanais para retirar o lixo acumulado no Porto da Barra.

Voluntária desde o início do ano, a empresária Joana Kalid colabora em quase todas as ações se sente gratificada por contribuir com a conscientização dos banhistas. "Estamos fazendo o bem ao meio ambiente, educando os passantes sobre o descarte e conscientização ao expor o lixo no calçadão", disse, em entrevista ao Metro1.

O Fundo da Folia foi criado após o Carnaval com o objetivo de recolher os resíduos do mar durante o festejo momesco. Entre os objetos retirados do mar estão pneus, garrafas pet, palitos de churrasco e latinhas de cerveja.