Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Casamentos LGBTs em Salvador triplicam após resultado das eleições

Cidade

Casamentos LGBTs em Salvador triplicam após resultado das eleições

Em toda a capital baiana, de janeiro a outubro, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) contabilizou 19 uniões

Casamentos LGBTs em Salvador triplicam após resultado das eleições

Foto: David McNew / Getty Images

Por: Daniel Brito no dia 10 de novembro de 2018 às 16:30

Levantamento feito pelo blog Me Salte, do Jornal Correio, e publicado hoje (9), mostra que o número de casamentos LGBTs em Salvador triplicou após o resultado das eleições deste ano. De dois pedidos por mês, as uniões subiram para seis em poucos dias.

De acordo com a publicação, no Cartório de São Caetano, por exemplo, que abrange 26 bairros, pelo menos seis casais deram entrada nos pedidos de casamento desde o dia 28 de outubro, dia do segundo turno das eleições presidenciais. O número comum é de duas solicitações por mês e, em alguns períodos do ano, não há pedidos.

Em toda a capital baiana, de janeiro a outubro, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) contabilizou 19 casamentos LGBTs. 

A mobilização em torno do tema foi iniciada após uma declaração da presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual e de Gênero do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Maria Berenice Dias, após a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República. Na semana passada, ela aconselhou que casais LGBTs corram aos cartórios.