Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Cidade

Lavagem do Bonfim: cerca de 2 mil agentes de segurança vão atuar na festa

Segundo a SSP, esquema de segurança vai contar com equipes terrestres, aéreas, uso de tecnologia (drones), bloqueios, blitze e ações de inteligência

Lavagem do Bonfim: cerca de 2 mil agentes de segurança vão atuar na festa

Foto: Alberto Maraux / SSP-BA

Por: Juliana Rodrigues no dia 16 de janeiro de 2019 às 15:00

Um efetivo de cerca de 2 mil policiais militares, civis e técnicos, além de bombeiros, vai trabalhar amanhã (17) na Lavagem do Bonfim, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA). O esquema de segurança para a festa vai contar com equipes terrestres, aéreas, uso de tecnologia (drones), bloqueios, blitze e ações de inteligência ao longo dos 8 km que separam a Conceição da Praia e da Colina Sagrada, no bairro do Bonfim.

Segundo a pasta, o Centro de Operações e Inteligência (COI) atuará não apenas no monitoramento do trajeto através de câmeras, como também prestando suporte para tomadas de decisões e possíveis acionamentos de patrulhas táticas, entre outras funções. No prédio será ativado o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), integrado por órgãos estaduais, federais e municipais. No trajeto da festa, dois caminhões (CICCs móveis) com câmeras móveis transmitirão imagens em tempo real para o COI.

A Polícia Civil realizará o mapeamento de possíveis locais de venda de drogas e de concentrações de criminosos especialistas em furtos. Já o Corpo de Bombeiros Militar estará presente com agentes especializados em resgates de vítimas em grandes eventos, enquanto o Departamento de Polícia Técnica atuará para dar celeridade aos exames de contatação de drogas, perícias de lesões corporais ou qualquer outro tipo de crime.