Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cidade

Associação defende lei de regulamentação dos Food Trucks

De acordo com a Abrasel, a criação de uma nova política de regulamentação para o ramo poderá apresentar retrocessos

Associação defende lei de regulamentação dos Food Trucks

Foto: Divulgação/Conceito Uno

Por: Matheus Simoni no dia 13 de fevereiro de 2019 às 12:50

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Bahia (Abrasel) se posicionou de forma contrária à iniciativa de revogar a lei que regulamenta a atividade dos Food Trucks, em Salvador. O projeto para acabar com a legislação foi apresentado pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM). De acordo com a Abrasel, a criação de uma nova política de regulamentação para o ramo poderá apresentar retrocessos para os demais segmentos do setor de alimentação fora do lar.

Em comunicado emitido pela Abrasel, na última segunda-feira (11), o projeto de lei aprovado pelo então vereador Leo Prates (DEM), e sancionado pelo prefeito ACM Neto, em 2015, gerou uma legislação modelo para todo o país, fruto de dois anos de debates e estudos entre diversos segmentos contemplados, direta ou indiretamente, pela proposta.

Para o presidente do conselho de administração da Abrasel, Daniel Alves, a revogação da lei vigente e a formulação de um nova proposição poderá prejudicar bares e restaurantes. “Nós da Abrasel entendemos a importância de avanços na legislação, mas devemos lembrar ao vereador que mudanças desse porte não podem acontecer sem o devido diálogo com todos as partes envolvidas”, explica. “A construção da lei que regulamenta os food trucks foi feita de forma coletiva, em um processo longo, cansativo e recente. Por isso defendemos a cautela neste momento para evitar que os demais ramos do setor não venham sofrer retrocessos”, completa.