Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Cidade

Programa de atenção à diabete chega em Salvador

Viver Bem foca em boa alimentação, consultas regulares e exercício físico

Programa de atenção à diabete chega em Salvador

Foto: Divulgação

Por: Catarina Lopes no dia 24 de abril de 2019 às 14:20

A Hapvida Saúde lançou ontem (23) em Salvador o programa Viver Bem. Com o objetivo de acompanhar pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2, o programa, que já é realizado em Fortaleza, atenderá clientes da capital baiana e da região metropolitana.

Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2017, foi registrado um aumento de 45,4% no número de mulheres diagnosticadas com diabetes em Salvador. O superintendente da Rede Própria Hapvida, Anderson Nascimento, destaca que o tratamento pode ser prático e acessível a todos. "Com medidas simples e econômicas podemos aumentar a qualidade de vida dos pacientes, reduzir o risco de complicações e diminuir o custo geral com a saúde", afirma.

O programa liga para pacientes com exames alterados que indiquem que ele seja portador de diabetes mellitus, os convidando e marcando consulta com uma das equipes. A primeira consulta acontece com uma enfermeira experiente no atendimento, que coleta a história pessoal e familiar do paciente. Também é feito um exame físico com atenção especial aos pés, pois uma das complicações da diabetes é a perda de sensibilidade neles, o que pode até levar à amputações.

Após isso, o paciente será direcionado ao atendimento com médico especializado em Medicina de Família. Todas as consultas tem duração mínima de 20 minutos, dando tempo para que o profissional escute as demandas e particularidades de cada paciente. O programa de corrida Hapvida +1k também é um dos pilares do Viver Bem.