Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Cidade

Segundo dia da Semana do Clima tem debates sobre financiamento climático

Discussões terão a presença de representantes brasileiros e internacionais

Segundo dia da Semana do Clima tem debates sobre financiamento climático

Foto: Max Haack / Secom PMS

Por: Juliana Rodrigues no dia 20 de agosto de 2019 às 08:20

O segundo dia da Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, realizada em Salvador, terá debates e discussões voltadas para o tema do financiamento climático, além de outras ações para o combate à crise climática na região. O evento acontece desde ontem (19) no Salvador Hall, que fica na avenida Luís Viana Filho (Paralela).

A primeira atividade de hoje (20) é a palestra “Financiamento climático para cidades da América Latina”, que será ministrada pela chefe da Divisão de Mudanças Climáticas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Amal-Lee Amin, às 9h. Às 9h40, acontece a palestra “Perspectiva das cidades - desafios e soluções para financiamento climático para cidades”.

Estarão presentes na mesa a diretora de Captação de Recursos de Salvador, Ana Benvinda Teixeira Lage; a analista Tatiana Alves, do Global Innovation Lab for Climate Finance; a diretora de Projetos Financeiros do Ministério do Desenvolvimento, Luciana Capanema; o consultor sênior da Sitawi Finanças do Bem, Guilherme Teixeira; e a representante da Fundação Avina, Telma Rocha.

Já às 11h10, especialistas e gestores vão falar sobre “Perspectivas do setor financeiro - desafios e soluções para financiamento climático para cidades”. A palestra terá participação do diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Luiz Noronha; do sócio-diretor da Albion Capital, Paulo Todaro; do diretor-regional para o Brasil e Conesul da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Philippe Orliange; e do superintendente de Relações de Consumo e Sustentabilidade da CNseg, Pedro Henrique Pinheiro.

Após pausa para almoço, será a vez do assessor da Organização Panamericana de Saúde, Daniel Buss, participar do evento. Ele falará sobre “Saúde como o pulso da nova agenda urbana”, a partir das 14h30. No mesmo horário, Marina Grossi, do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, apresentará aos participantes uma discussão sobre “Perspectiva do setor privado na agenda climática”. Haverá uma sessão pública com representantes do C40, da rede Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) e do Programa 100 Cidades Resilientes (100RC) da Fundação Rockefeller.

Também às 14h30, acontece um workshop aberto ao público sobre transição para economia de baixo carbono, que pretende criar conscientização e provocar um impulso sobre como gerenciar de forma sustentável os impactos da transição.