Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Ministro Ricardo Salles participa do terceiro dia da Semana do Clima

Cidade

Ministro Ricardo Salles participa do terceiro dia da Semana do Clima

Evento da ONU terá debates e discussões sobre temas ligados à redução dos gases de efeito estufa

Ministro Ricardo Salles participa do terceiro dia da Semana do Clima

Foto: Max Haack / Secom PMS

Por: Metro1 no dia 21 de agosto de 2019 às 08:20

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participa hoje (21) da Semana Latino-Americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, realizada em Salvador. A programação do terceiro dia de evento terá debates e discussões sobre temas ligados à redução dos gases de efeito estufa.

O evento também vai ter a presença do ex-ministro do Meio Ambiente do Peru e líder da ONG ambiental World Wide Fund for Nature (WWF), Manuel Pulgar Vidal; do coordenador residente das Nações Unidas, Niky Fabiancic, e do diretor sênior de Política e Programa de Mudanças Climáticas da ONU, Martin Frick.

O evento, organizado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), foi alvo de polêmica três meses antes de sua realização, após o ministro anunciar o cancelamento da semana e, em seguida, voltar atrás.

Na época, Ricardo Salles falou que "não fazia sentido" o Brasil sediar um encontro para preparar a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP25), já que ela não iria mais acontecer no Brasil. Para Salles, sem a COP25, manter o encontro em Salvador seria apenas uma "oportunidade" para a turma "fazer turismo em Salvador" e "comer acarajé".

Na programação de hoje, diversas palestras discutirão temáticas da Cúpula sobre a Ação Climática da ONU. Durante a manhã, o destaque vai para a mesa de discussão "Infraestruturas, Cidades e Ação Local - Áreas Urbanas e Assentamentos Informais".

À tarde, às 13h30, acontecem as mesas "Soluções naturais - agricultura e manejamento de terra" e "Infraestrutura, cidades e ações globais - transporte". Em seguida, às 15h, haverá a mesa "Soluções Baseadas na Natureza - Ecossistemas Oceânicos e Recursos Hídricos". Por fim, acontece a palestra "Trajetória da Academia e da Juventude", às 16h.

A Semana do Clima acontece até sexta (23) no Salvador Hall, que fica na Avenida Luís Viana Filho, a Paralela.

Leia mais:

Governo federal cancela evento da ONU em Salvador: ‘Fazer reunião para a turma comer acarajé?

Prefeitura contraria governo Bolsonaro e se coloca à disposição da ONU para sediar evento

Ministério do Meio Ambiente recua e confirma realização de evento da ONU em Salvador