Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Secretária da Sempre afirma que 500 crianças foram retiradas das ruas neste carnaval

Titular da Secretaria de Promoção da Igualdade e Combate à Pobreza falou sobre estratégias para coibir o trabalho infantil e assistir aos menores durante a festa

Secretária da Sempre afirma que 500 crianças foram retiradas das ruas neste carnaval

Foto: Adam Vidal / Sempre

Por: Metro1 no dia 24 de fevereiro de 2020 às 21:30

A secretária da Sempre (Secretaria de Promoção da Igualdade e Combate à Pobreza), Ana Paula, falou em entrevista para a Rádio Metrópole sobre o trabalho que vem sendo feito durante o Carnaval para coibir o trabalho infantil nos circuitos da festa.

De acordo com a secretária, cerca de 500 crianças já foram retiradas das ruas, por trabalho ou por estarem acompanhando os pais que estavam trabalhando, e levadas para casa ou para os centros de acolhimento montados pela Prefeitura durante a folia.

"Estamos com 360 pessoas atuando durante 24 horas e temos o trabalho de convencimento. Até o domingo nós tinhamos encaminhado mais de 200 crianças até suas casas e 300 até o centro de acolhimento. Então temos 500 crianças que foram assistidas em vez de estarem nas ruas trabalhando durante o carnaval", contou.

A secretária falou sobre situações delicadas, como as dos ambulantes que têm acampado em pontos do circuito e explicou como é feito o trabalho para assistir eles e os menores que estão nos locais do circuito.

"Ontem tivemos contato com dez famílias acampadas no Morro do Cristo. Fomos lá e demos encaminhamento pros serviços para que essas crianças não ficassem nas ruas. Se uma criança ou adolescente estiver vendendo a família pode perder a licença. Mas tentamos fazer isso da forma mais mediada possível visto que às vezes é o único sustento que a família tem", disse.