Cidade

Conheça o PopTrans, projeto que estuda a saúde das pessoas trans em Salvador

Os Institutos de Saúde Coletiva (ISC) e de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em conjunto com a Associação de Travestis de Salvador(ATRAS), organizaram o PopTrans, projeto de pesquisa que busca compreender como vive a população travesti e transexual de Salvador e como cuidam da saúde. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Tácio Moreira/ Metropress

Por Matheus Simoni no dia 10 de Junho de 2015 ⋅ 18:26

Os Institutos de Saúde Coletiva (ISC) e de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em conjunto com a Associação de Travestis de Salvador(ATRAS), organizaram o PopTrans, projeto de pesquisa que busca compreender como vive a população travesti e transexual de Salvador e como cuidam da saúde.

Em entrevista à Rádio Metrópole, os pesquisadores Caio Cerqueira, mestre em Sociologia pela UFBA, e Ricardo Silva, professor de Medicina, falaram sobre o projeto e a necessidade de existirem políticas públicas voltadas a esse tipo de cuidado. "O PopTrans surgiu em 2010. É uma proposta de pesquisa demandada pelo movimento trans da Bahia. Levou bastante tempo e, em 2014, iniciamos o campo de pesquisa. Faz parte de um grupo de pesquisadores que visa estudar experiências do público transexual de Salvador, não só os que trabalham no setor da saúde", afirmou Caio.

O professor Ricardo ressaltou a necessidade de ser realizado um mapeamento das condições de saúde do público trans soteropolitano. "Fazemos vários testes de  doenças sexualmente transmissíveis e realizamos o encaminhamento ao sistema de Saúde do munícipio e do estado. Precisamos debater esta questão das políticas públicas", disse Ricardo. 

Notícias relacionadas