Quarta-feira, 05 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Após atos de vandalismos, Busto de Mãe Gilda será restaurado nos próximos dias

Cidade

Após atos de vandalismos, Busto de Mãe Gilda será restaurado nos próximos dias

A prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), vai restaurar também o Medalhão à Mãe Preta e o Conjunto Escultórico Meninas do Brasil.

Após atos de vandalismos, Busto de Mãe Gilda será restaurado nos próximos dias

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Por: João Brandão no dia 28 de agosto de 2020 às 16:13

Após ser alvo de intolerância religiosa no dia 15 de julho, o busto que presta homenagem à ialorixá Gildásia dos Santos e Santos, conhecida como Mãe Gilda de Ogum, será restaurado nos próximos dias em Salvador. 

Conforme publicação no Diário Oficial do Município de hoje (28), além desse monumento, a prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), vai restaurar o Medalhão à Mãe Preta e o Conjunto Escultórico Meninas do Brasil, de Eliana Kertész. A empresa Studio Argolo Antiguidades e Restaurações será responsável pelos serviços.

Em julho, o busto, que fica no Parque do Abaeté, no bairro de Itapuã, foi alvo de violência simbólica cometida contra o monumento. "Eu estou aqui no busto de mãe Gilda. Eu recebi uma ligação da gestora dizendo que um homem veio aqui, depredou e quebrou tudo. Ele foi algemado, a polícia está aqui. Em um momento de pandemia, com tanta dificuldade, o busto de mãe Gilda é depredado. Ele disse que foi 'a mando de Deus'. Que Deus é esse? São 21 anos da morte de Mãe Gilda e ainda assim esse ódio religioso não acaba", protestou, à época, a ialorixá Jaciara Ribeiro, filha de Gilda.

Em 2000, Mãe Gilda infartou após uma série de violências e difamações contra ela e seus filhos de santo. Mãe Gilda fundou em 1988 o Ilê Axé Abassá de Ogum, Terreiro de Candomblé localizado nas imediações da Lagoa do Abaeté, bairro de Itapuã em Salvador.