Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Apenas 7% das bonecas fabricadas no Brasil são negras, diz estudo

Cultura

Apenas 7% das bonecas fabricadas no Brasil são negras, diz estudo

Os dados são da organização não-governamental Levante, por meio da campanha “Cadê Nossa Boneca?”, que analisou fabricantes de todo o país

Apenas 7% das bonecas fabricadas no Brasil são negras, diz estudo

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 15 de maio de 2018 às 11:10

Um levantamento da ONG Avante, por meio da campanha “Cadê Nossa Boneca?”, analisou fabricantes de brinquedos de todo o país e chegou à conclusão de que apenas 7% dentre as bonecas fabricadas no Brasil são negras, embora 50% da população se declare pertencente à raça, de acordo com o IBGE.

Um dos principais desafios para a campanha foi encontrar dados sistematizados e precisos sobre a fabricação e comercialização de bonecas negras no mercado brasileiro. Em julho de 2016 foi realizada a primeira pesquisa online para analisar os sites de fabricantes e revendedores de brinquedos.

Já em março deste ano, o levantamento analisou as bonecas produzidas pelos fabricantes associados à Abrinq (Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos). Do total dos 762 modelos contabilizados, apenas 53 eram negros, o que corresponde a 7%.

No levantamento realizado em 2016, foram identificados 1.945 modelos de bonecas dos quais apenas 131 eram negras, um porcentual muito similar ao deste ano: 6,3%. Ou seja, o cenário permanece praticamente o mesmo.

Das 26 indústrias analisadas, 14 possuem bonecas negras nos inventários. O fabricante com maior número de bonecas negras no inventário é o Milk, com 12 modelos, seguido por Roma Brinquedos: com oito bonecas.