Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

'Lama & Sangue': Livro de Cosme de Farias será lançado hoje na Câmara

Cultura

'Lama & Sangue': Livro de Cosme de Farias será lançado hoje na Câmara

Publicado originalmente em 1926, o livro tem segunda edição organizada pelo advogado e escritor Bruno Rodrigues Lima

'Lama & Sangue': Livro de Cosme de Farias será lançado hoje na Câmara

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 22 de maio de 2018 às 09:10

O livro "Lama & Sangue", do lendário Cosme de Farias, o rábula do povo, lançado originalmente em 1926, tem a segunda edição publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) hoje (22), às 6h30 da noite, na Câmara Municipal de Salvador, em sessão presidida pelo vereador Sílvio Humberto (PSB).

Achado no porão de um arquivo de publicações raras, a obra, que ora tem organização, introdução e notas do advogado e escritor Bruno Rodrigues Lima, foi escrita durante o estado de sítio que durou de 1924 a 1926, quando Cosme foi delatado, preso, e testemunhou torturas e violências contra opositores do regime imposto pela intervenção federal. 

Mais do que uma crítica partidária, Cosme fez das páginas de "Lama & Sangue" uma tribuna em defesa da liberdade de expressão e manifestação do pensamento, do direito ao voto e da soberania popular; defendeu a Constituição republicana e denunciou aqueles que usurparam o poder, em um golpe armado contra as instituições e a cidadania baiana.

O livro tem ainda prefácio da professora Wlamyra Albuquerque e capa de Alexandre Rocha da Silva. Na ocasião do lançamento, o organizador Bruno Lima vai estar presente à mesa da sessão, realizada no plenário que leva o nome de Cosme de Farias, "o último deus da mitologia baiana", nas palavras do cineasta Tuna Espinheira.