Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Cultura

'Cascão nunca foi desenhado negro', Maurício de Souza estranha polêmica sobre 'embranquecimento'

O cartunista comentou a escolha de Gabriel Moreira, um garoto branco de 9 anos, para viver o personagem no filme “Turma da Mônica – Laços”

'Cascão nunca foi desenhado negro', Maurício de Souza estranha polêmica sobre 'embranquecimento'

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 22 de junho de 2018 às 16:10

Maurício de Souza, o criador da Turma da Mônica, estranhou a polêmica sobre o suposto embranquecimento do personagem Cascão. “Eu fiquei meio ‘assim’ quando vi esta repercussão porque, nas histórias em quadrinhos, nunca deixamos essa posição clara. Cascão nunca foi desenhado negro. Nós temos o Jeremias e outros personagens que são decididamente negros. Cascão, não. Isso foi surpresa para mim", disse, em entrevista ao jornal O Globo.

A discussão começou depois que Gabriel Moreira, um garoto branco de 9 anos, foi escolhido para interpretar o menino que nunca toma banho no filme “Turma da Mônica – Laços”. Maurício falou sobre a escolha do elenco: “Sabíamos que era um produto difícil de ser montado porque ia mexer com personagens muito fortes. Tínhamos consciência que teríamos que ter um grande cuidado com a seleção do elenco, assim como tivemos agora. Quem seria a Monica? Quem seria Cebolinha? Quem seria Magali? Quem seria o Cascão? Para o filme, decidimos juntar o perfil físico com a comunicação clara dos candidatos”, explicou.

E por fim: "De qualquer maneira, o nosso Cascão estará no filme, com a sujeirinha dele de vez em quando, e com aquela mania de fugir da água”. O filme “Turma da Mônica – Laços” tem estreia prevista para 2019.