Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 16 de março de 2024

Cultura

'Orixás', livro esgotadíssimo de Pierre Verger, é relançado nesta terça

"Orixás – Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo" foi publicado originalmente em 1981, pela editora Corrupio, de Arlete Soares

'Orixás', livro esgotadíssimo de Pierre Verger, é relançado nesta terça

Foto: Pierre Verger / Divulgação

Por: James Martins no dia 16 de julho de 2018 às 08:10

O livro "Orixás – Deuses Iorubás na África e no Novo Mundo", um dos mais importantes do fotógrafo e etnólogo Pierre Verger, será relançado amanhã (17), na Galeria Paulo Darzé (Corredor da Vitória), às 7h da noite, junto à exposição "Entre Bahia e África", que reúne 55 fotos do franco-baiano. O evento marca ainda os 30 anos da Fundação Pierre Verger, que passa a editar o livro (esgotadíssimo) no lugar da Corrupio – editora fundada por Arlete Soares, em 1979, para dar à luz a obra de Verger.

Na nova edição, "Orixás" tem prefácio escrito por Mãe Stella de Oxóssi. "Oportunidade única de louvar todos que se sacrificam em ter uma vida longeva, a fim de contribuir para o aprimoramento do conhecimento e do processo civilizatório, como é o caso de Pierre Verger, que só deixou o corpo físico aos 93 anos, após entregar à humanidade um legado de valor incalculável composto por suas fotografias, seus livros e suas pesquisas", diz ela, no texto.

O livro, publicado originalmente em 1981, retrata os cultos aos deuses iorubás nos países de origem, como parte da Nigéria (ex-Daomé, atual Benin) e Togo, e no Novo Mundo (Brasil e Antilhas), para onde os rituais foram trazidos quando da diáspora negra, durante o tráfico de escravos. A publicação traz 250 fotos e textos que destacam as cerimônias, as características de cada orixá, além do descritivo dos arquétipos da personalidade dos devotos dos respectivos santos.

A exposição "Entre Bahia e África" ficará em cartaz na Paulo Darzé Galeria (R. Chrysippo de Aguiar, 8, Corredor da Vitória), até 18 de agosto. A visitação poderá ser feita, de segunda a sexta, das 9h às 7h da noite; e aos sábados, das 9h a 1h da tarde. A entrada é gratuita.