Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cultura

Produtores culturais esclarecem lei Rouanet: 'Apoio só não é maior devido à desinformação'

Profissionais explicam que legislação oferece desconto no imposto de renda em troca de apoio a cultura para, inclusive, as pessoas físicas

Produtores culturais esclarecem lei Rouanet: 'Apoio só não é maior devido à desinformação'

Foto: Metropress

Por: Marina Hortélio no dia 08 de novembro de 2018 às 16:20

Parte do debate sobre o uso e a utilidade da Lei Rouanet é construído com base em desinformação. Para esclarecer como funciona essa legislações de incentivo à cultura, a edição de hoje (8) do Roda Baiana, na Rádio Metrópole, teve uma conversa com os produtores baianos Márcia Cardim, Claudio David, Piti Canella e Bianca De Felippes sobre a polêmica lei.
 
Os profissionais explicaram que legislação oferece desconto no imposto de renda em troca de apoio a cultura para, inclusive, as pessoas físicas. "Se você está insatisfeito com o artista que está recebendo o dinheiro, você pode escolher o artista que você quer, se você paga o imposto de renda", explicou Claudio David, ao comentar que todas as pessoas que declaram imposto de renda podem enviar parte da arrecadação para incentivar a cultura.

Apesar de existir a ideia de que a lei Rouanet é uma forma de promover o favorecimento de algumas pessoas e artistas, os produtores explicaram que os editais promovidos pela lei são abertos a todos os brasileiros, de forma justa. "Como produtora quero mais que quem use a lei de maneira errada nunca mais possa usar essa lei porque isso prejudica quem usa de forma correta. A lei Rouanet beneficia muita gente, não é só os artistas grandes", afirmou Piti Canella.

De acordo com a produtora Márcia Cardim, 3780 empresas brasileiras patrocinaram projetos pela lei Rouanet. Na Bahia, a quantidade chega a 51 companhias. Para ela, o número só não é maior devido à desinformação sobre a legislação.