Cultura

Jornalista lança livro com história, detalhes e trajetória de Maria Madalena

'A ideia é trazer Madalena para o nosso tempo para entender essa personagem que foi tão mal falada e mal interpretada ao longo da história de uma maneira diferente', diz Rodrigo Alvarez

[Jornalista lança livro com história, detalhes e trajetória de Maria Madalena]
Foto : Divulgação

Por Matheus Simoni no dia 03 de Dezembro de 2018 ⋅ 12:20

O jornalista, escritor e correspondente da Rede Globo Rodrigo Alvarez tomou a liberdade para retratar a figura de Maria Madalena, apóstola de Jesus Cristo que foi, durante anos, vítima de machismo e prejudicada em sua condição como representante da luta contra as injustiças.

Em entrevista à Rádio Metrópole hoje (3), o autor de “#Madalena Sem Filtro – Memórias Póstumas da Apóstola de Jesus” falou sobre a pesquisa e a construção do enredo para dar voz à figura controversa que acompanhou Jesus.

"A ideia é trazer Madalena para o nosso tempo para entender essa personagem que foi tão mal falada e mal interpretada ao longo da história de uma maneira diferente. Passaram-se dois mil anos e hoje, incrivelmente, há mais recursos para entender Madalena do que tínhamos há cem ou duzentos anos atrás, com muitas descobertas arqueológicas. A ideia é contar a história, mas trazer ao nosso tempo com o conhecimento que se tem hoje. É uma Madalena que fala em primeira pessoa. De certa forma, é como se fosse ela se apresentando uma outra vez", declarou o jornalista.

Questionado sobre a relação dos dois e se Madalena fez parte de um romance com Jesus Cristo, Alvarez falou da dificuldade de se definir uma resposta.

"Essa pergunta é dificílima de se responder. Qualquer pessoa que responde ela com 'Sim' ou 'Não', não estará dizendo a verdade. É preciso entender que ela era a pessoa mais próxima de Jesus. Quando a gente analisa o que há de documentação histórica, que houve, além dos quatro Evangelhos, muitos outros evangelhos e outros textos produzidos ao mesmo tempo que estes evangelhos chegaram e que contaram outros detalhes da história que não conhecíamos. Com esse conhecimento, com papiros e pergaminhos encontrados, existem indícios de relacionamento muito próximo entre os dois, uma amizade muito grande, com certeza, havia. Ela provocava ciúme a alguns apóstolos", disse o escritor.

O lançamento do livro acontece hoje (3), na Livraria Cultura, do Salvador Shopping, às 19h. 

Notícias relacionadas