Cultura

Samba do Vai Kem Ké encerra temporada de verão neste domingo

Resgatando a tradição das rodas de samba com chapéu de palha, o grupo é conduzido pelo músico Augusto Conceição, ex-diretor musical da Timbalada

[Samba do Vai Kem Ké encerra temporada de verão neste domingo]
Foto : Marcelo Delfino / Divulgação

Por Metro1 no dia 13 de Março de 2019 ⋅ 13:20

Idealizado pelo músico, maestro e multi-instrumentista Augusto Conceição, ex-diretor musical, cantor e trombonista da Timbalada durante 12 anos (de 1992 a 2004), o Samba do Vai Kem Ké encerra a sua temporada de ensaios de verão neste domingo (17), às 17h, na Casa do Maestro (Federação). Os ingressos custam R$ 15 e podem ser adquiridos no local.

No repertório, clássicos como “Samba da Minha Terra”, “Quixabeira”, “Paixão Antiga”, “Marinheiro Só” e “Filho da Bahia”, além de composições próprias, como “Varro o Tapete” e “Chapéu de Palha” - os dois primeiros singles do grupo, já disponíveis nas plataformas digitais.

A proposta é de resgate cultural do legítimo samba da Bahia, valorizando o ritmo do samba duro e samba de roda, preservando os sambas de caboclo, as cirandas e cantigas de domínio popular. Nos ensaios, a roda de samba é a marca registrada, com direito ao tradicional chapéu de palha.

“O Vai Kem Ké retoma a tradição do Samba Junino, que sempre foi de rua; a vivência da roda de samba, a conversação, essa troca de sentimentos bons, um certo fervor da percussão e a dança. Daí também termos trazido o chapéu de palha, que é a tradição, funcionando como adereço customizado e complemento da roda”, destacou Augusto Conceição, que é um dos precursores do Samba Junino - movimento artístico surgido na década de 70 e que, ano passado, foi reconhecido como o primeiro bem imaterial de Salvador.

SERVIÇO
O QUÊ: Samba do Vai Kem Ké - Encerramento da Temporada de Verão
ONDE: Espaço Cultural Casa do Maestro (Rua Mestre Pastinha, 365 – Federação)
QUANDO: Domingo (17), às 17h (a Casa abre às 15h, com feijoada)
QUANTO: R$ 15

Notícias relacionadas