Cultura

Documentário sobre Chico Science, de 1997, é publicado no Facebook por TV pernambucana

O filme, produzido pela TV Viva, de Olinda, traz imagens raras do líder do que se convencionou chamar Movimento Mangue

[Documentário sobre Chico Science, de 1997, é publicado no Facebook por TV pernambucana]
Foto : Divulgação

Por James Martins no dia 15 de Março de 2019 ⋅ 13:10

Um verdadeiro presente para os fãs de Chico Science & Nação Zumbi e da cena que se convencionou chamar de Mangue Beat, ou Movimento Mangue, surgida em Recife em meados dos anos 1990. A TV Viva, de Olinda, publicou no Facebook, nesta quinta-feira (14), um documentário de 1997 com imagens raras do artista e seus companheiros. "Um pouco da vida e obra desse grande cientista do ritmo", diz a legenda da postagem.

O vídeo, com 47 minutos de duração, traz imagens raras, inclusive anteriores à formação da Nação Zumbi, quando Chico era vocalista da banda Loustal, que tinha também Lúcio Maia (guitarra) e Dengue (baixo). Eles aparecem interpretando "Etnia", posteriormente gravada em "Afrociberdelia" (1996), já em levada "Mangue". 

Sobre a concepção do estilo, o próprio Chico explica: "Daí surgiu o 'Mangue'. O nome foi até meio difícil colocar na hora, porque, sei lá, não queria chamar de ritmo, tinha um certo receio pra isso... Mas, era um novo gênero que tava surgindo mesmo, não dava pra segurar e é isso aí, surgiu o 'Mangue'".

Chico Science morreu no dia 2 de fevereiro de 1997, após sofrer um acidente automobilístico. Na ocasião, ele ia de Recife a Olinda. Sua influência na música brasileira e internacional, no entanto, continua firme e forte. Assista aqui!

Notícias relacionadas