Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Cultura

Panorama revive embate entre Glauber Rocha e Louis Malle na Bienal de Veneza

As duas primeiras sessões de "A Idade da Terra" e "Atlantic City" reproduzem a ordem de exibição na disputa pelo Leão de Ouro em 1980

Panorama revive embate entre Glauber Rocha e Louis Malle na Bienal de Veneza

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 14 de outubro de 2019 às 11:45

O Panorama Internacional Coisa de Cinema, cuja 15ª edição acontece entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro, em Salvador e Cachoeira, reviverá um dos embates estéticos mais marcantes para a história do cinema moderno: a disputa entre Glauber Rocha e Louis Malle na Bienal de Veneza de 1980, que teve direito até a uma passeata, liderada pelo baiano, contra a premiação do cineasta francês.

Na disputa oficial, "Atlantic City", de Malle, se consagrou vencedor ante "A Idade da Terra", último filme de Glauber, definido pelo próprio como "um barato audiovisual". Em entrevista ao Fantástico, o diretor de "Cabezas Cortadas" declarou: "O filme é um poema, não é um teatro nem um romance, então não conta uma história do jeito que se conhece. É pra ver e ouvir. Não dá pra contar, porque não tem o que contar. Cinema é pra ver e é pra ouvir".

No Panorama, de acordo com a página oficial do festival no Facebook, as duas primeiras sessões de "A Idade da Terra" e "Atlantic City" reproduzem a ordem de exibição do Festival de Veneza. E mais, como bem lembrou o crítico Adolfo Gomes: "Eis que quase 40 anos depois teremos a chance de rever e refletir sobre esse embate estilístico: um filme do fututo (Idade da Terra) e uma meditação sobre o passar do tempo e o declínio (Atlantic City)".

O evento, que nesta edição homenageia Louis Malle (1932-1995), exibe também, do francês, os longas  "Os Amantes" (1958), "Zazie no Metrô" (1960) e "Loucuras de Uma Primavera" (1990). Já Glauber Rocha estará representado ainda em uma sessão especial de "Antônio das Mortes".