Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cultura

Após 'censura', filme 'Marighella' ganha data oficial de estreia em maio

Filme teve sua estreia suspensa em setembro após atritos com a Ancine

Após 'censura', filme 'Marighella' ganha data oficial de estreia em maio

Foto: Divulgação/O2 Filmes

Por: Matheus Simoni no dia 16 de janeiro de 2020 às 12:01

O filme "Marighella" teve a data oficial anunciada pela equipe do filme na manhã de hoje (16). Dirigido por Wagner Moura e estrelado por Seu Jorge, o longa estava programada inicialmente para chegar aos cinemas brasileiros em novembro do ano passado. No entanto, após cortes no orçamento e reclamações de "censura" por parte da produção, o filme teve sua estreia suspensa em setembro. 

A cinebiografia conta os últimos anos de vida de Carlos Marighella, guerrilheiro que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960. O filme teve passagem por Berlim, em fevereiro do ano passado, além de exibições em festivais menores, como em Goa, na Índia, e Bari, na Itália.

A O2 Filmes, produtora responsável por "Marighella", divulgou uma nota em setembro do ano passado informando que não havia conseguido cumprir "todos os trâmites" exigidos pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). Anteriormente, a produtora já havia recebido uma negativa da Ancine relativa a um pedido de reembolso no valor de R$ 1 milhão.

Desde que foi lançado no Festival de Berlim, há quase um ano, a distribuidora Paris Filmes vem sendo pressionada para lançar "Marighella" em circuito comercial. Durante sua passagem pela Berlinale, o próprio diretor, Wagner Moura, disparou: "Gostaria muito que o filme fosse lançado no Brasil o mais rápido possível".