Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Filme sobre Adoniram Barbosa chega hoje aos cinemas

Cultura

Filme sobre Adoniram Barbosa chega hoje aos cinemas

“Adoniran – Meu Nome é João Rubinato" traz imagens raras do compositor de "Trem das Onze" e depoimentos de nomes como Elis Regina

Filme sobre Adoniram Barbosa chega hoje aos cinemas

Foto: Divulgação

Por: James Martins no dia 23 de janeiro de 2020 às 10:25

“Adoniran – Meu Nome é João Rubinato", filme de Pedro Serrano sobre a vida e obra do autor de "Trem das Onze", estreia nos cinemas nesta quinta-feira (23). O lançamento faz parte das comemorações pelo 466º aniversário da cidade de São Paulo, grande musa inspiradora do sambista, que acontece no próximo sábado (25). 

"É preciso saber falar errado. Se não souber falar errado, é melhor ficar quieto, ganha mais", defende o artista em um trecho do filme, após explicar que o certo não é "dorme", mas "drome".  

Adoniran Barbosa (1910 – 1982), cujo nome real era João Rubinato, nasceu em Valinhos-SP, mas é considerado o principal compositor da alma paulistana. Canções como "Saudosa Maloca" e "Samba do Arnesto" são crônicas irretocáveis da vida simples na grande capital. "Minha musa inspiradora é a musa aliche, a musa mussarela", brinca ele em outra cena.

O longa-metragem traz raras imagens de arquivo e depoimentos de contemporâneos, amigos e familiares do artista, cujo nome de batismo é evocado desde o título, numa tentativa de revelar o homem por trás da personagem. "Adoniram não é uma pessoa pra se estar rindo dele. É um camarada muito sério para a gente ficar fazendo 'cais cais cais' a toda hora, sabe?", afirma Elis Regina em um momento marcante. Veja abaixo o trailer oficial: