Economia

"Brasil está se ajustando à queda das commodities", diz Barbosa em Davos

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta quinta-feira (21), durante painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que a contração da economia vista no ano passado e a esperada para 2016 são uma “fase de transição” para o Brasil. “Estamos em uma nova fase que sucedeu o boom das commodities. E o Brasil está se ajustando a esse cenário internacional”, disse. [Leia mais...]

[
Foto : Agência Senado

Por Jessica Galvão no dia 21 de Janeiro de 2016 ⋅ 14:56

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta quinta-feira (21), durante painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que a contração da economia vista no ano passado e a esperada para 2016 são uma “fase de transição” para o Brasil. “Estamos em uma nova fase que sucedeu o boom das commodities. E o Brasil está se ajustando a esse cenário internacional”, disse.

Barbosa diz que a economia do país foi bastante beneficiada pelos altos preços da commodities nos últimos dez anos. Segundo ele, esses recursos foram usados para financiar um aumento da rede de proteção social do país. “Isso reduziu a desigualdade no Brasil e contribuiu muito para um ciclo virtuoso de redução da pobreza”, completou.

O ministro se disse otimista em relação ao Brasil que pode vir à viver mais um ano difícil em 2016, porém aponta que a economia brasileira precisa ser preparada para a nova fase da economia global, e que isso requer algumas mudanças estruturais. “Estamos no meio disso, e também somos uma democracia avançada, então essas mudanças estruturais precisam ser discutidas. Esse processo está acontecendo, e estou confiante de que vamos superar esse período de transição”, afirmou Barbosa.

Notícias relacionadas

[Em retração, classes A e B ganham 464 mil negros]
Economia

Em retração, classes A e B ganham 464 mil negros

Por Clara Rellstab no dia 13 de Agosto de 2018 ⋅ 11:00 em Economia

Estudo afirma que movimento vai na direção oposta ao que ocorreu no Brasil no ano passado, quando 800 mil pessoas deixaram as classes mais altas

[Vendas do varejo caem 0,3% em junho, aponta IBGE]
Economia

Vendas do varejo caem 0,3% em junho, aponta IBGE

Por Clara Rellstab no dia 10 de Agosto de 2018 ⋅ 12:40 em Economia

Segundo divulgado hoje (10) pelo IBGE, a taxa de maio foi revisada para queda de 1,2%, devido à greve dos caminhoneiros