Economia

Bahia tem "boa capacidade de cumprir compromissos financeiros", diz Tesouro

A Bahia está entre os Estados brasileiros com "boa capacidade de cumprir compromissos financeiros". A nota "B" foi avaliada pelo Tesouro Nacional que pontuou a saúde financeira dos estados da Federação. Na semana passada, 14 governadores ameaçaram decretar estado de calamidade pública ao pedir um socorro emergencial de 7 bilhões de reais ao governo Temer. [ Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Bahiatursa

Por M1 no dia 20 de Setembro de 2016 ⋅ 12:21

A Bahia está entre os Estados brasileiros com "boa capacidade de cumprir compromissos financeiros". A nota "B" foi avaliada pelo Tesouro Nacional que pontuou a saúde financeira dos estados da Federação. Na semana passada, 14 governadores ameaçaram decretar estado de calamidade pública ao pedir um socorro emergencial de 7 bilhões de reais ao governo Temer.

De acordo com o ranking de saúde financeira dos estados, elaborado pelo Tesouro Nacional, e divulgado hoje pela Exame "a maioria dos governos locais tem baixa capacidade de cumprir seus compromissos. As notas vão de A a D e levam em consideração essa capacidade", diz o estudo.

"O único estado bem avaliado foi o Pará, que recebeu “A”. A situação é preocupante em Alagoas e Rio de Janeiro, que tiveram as piores avaliações do Tesouro e tiraram nota “D”. 

O Ministério da Fazenda destaca outro fator preocupante, diz a nota: "Seis estados – Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Goiás e Rio de Janeiro – estão acima do limite de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. A legislação destaca que essas despesas não podem ultrapassar 60% da receita corrente líquida do estado." 

De acordo com a Exame, "o Ministro da Faszenda Henriquer Meireles, "manteve-se firme sobre a necessidade de não oferecer uma ajuda emergencial, mas deu o aval para que os Estados tomem novos empréstimos. De acordo com ele, os governadores podem levantar até R$ 20 bilhões ainda este ano".

 

Notícias relacionadas

[BC concede primeira autorização para fintech de crédito]
Economia

BC concede primeira autorização para fintech de crédito

Por Alexandre Galvão no dia 09 de Dezembro de 2018 ⋅ 19:00 em Economia

Em abril deste ano, o Conselho Monetário Nacional (CMN) criou dois modelos para as fintechs operarem no mercado de crédito: a SCD e a sociedade de empréstimo entre pessoa...