Economia

Produtividade do americano equivale a quatro brasileiros, diz estudo

Quatro trabalhadores brasileiros são necessários para atingir a mesma produtividade de um norte-americano. O dado é do Conference Board, organização americana composta por 1.200 empresas de 60 países e pesquisadores. [Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Agência Brasil

Por Juliana Almirante no dia 31 de Maio de 2015 ⋅ 17:03

Quatro trabalhadores brasileiros são necessários para atingir a mesma produtividade de um norte-americano. O dado é do Conference Board, organização americana composta por 1.200 empresas de 60 países e pesquisadores. A informação é da Folha. A distância entre os profissionais dos dois países se acentua cada vez mais e está próxima daquela registrada nos anos 1950.

O resultado reflete o baixo nível educacional no Brasil, a falta de qualificação da mão de obra e de investimentos em tecnologia no país. A comparação entre Brasil e EUA considera como indicador a produtividade do trabalho, ou seja, quanto cada trabalhador contribui para o PIB de seu país. A média de treinamento que um americano recebe varia de 120 a 140 horas ao ano. Já os brasileiros recebem qualificação em média 30 horas por ano.

 

Notícias relacionadas