Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Pela 6ª semana seguida, mercado sobe expectativa de inflação para 2018

Economia

Pela 6ª semana seguida, mercado sobe expectativa de inflação para 2018

Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, o mercado financeiro elevou a estimativa de 4,43% para 4,44% para este ano

Pela 6ª semana seguida, mercado sobe expectativa de inflação para 2018

Foto: Divulgação

Por: Alexandre Galvão no dia 22 de outubro de 2018 às 17:40

Os analistas das instituições financeiras subiram a estimativa de inflação para este ano pela sexta semana consecutiva e também passaram a prever uma alta maior dos preços em 2019.

As expectativas constam no boletim de mercado, também conhecido como relatório "Focus", divulgado hoje (22) pelo Banco Central. O relatório é resultado de levantamento feito na semana passada com mais de 100 instituições financeiras.

Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país, o mercado financeiro elevou a estimativa de 4,43% para 4,44% para este ano.

Mesmo assim, a expectativa do mercado ainda segue pouco abaixo da meta de inflação, que é de 4,5% neste ano, e dentro do intervalo de tolerância previsto pelo sistema. A meta terá sido cumprida se o IPCA ficar entre 3% e 6% em 2018.

De acordo com o G1, a meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic).