Economia

Governo vai publicar edital de concessão de 12 aeroportos nos próximos dias

Terminais recebem 19,6 milhões de passageiros por ano e são responsáveis por 9,5% do mercado nacional de aviação

[Governo vai publicar edital de concessão de 12 aeroportos nos próximos dias]
Foto : Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por Marina Hortélio no dia 21 de Novembro de 2018 ⋅ 21:00

O governo vai publicar a concessão de 12 aeroportos "nos próximos dias", informou o ministro dos Transportes, Valter Casimiro.

A União planejava ter feito a licitação dos terminais no primeiro semestre deste ano, mas o cronograma foi comprometido por atrasos sucessivos na divulgação do edital.

O Tribunal de Contas da União também solicitou ajustes no edital da Secretaria de Aviação Civil, vinculada ao Ministério dos Transportes. Entretanto, o texto não assegura a realização efetiva do leilão, já que esta decisão vai ficar a cargo do próximo governo.

O plano atual é de que seja licitado 12 aeroportos regionais. Os terminais recebem 19,6 milhões de passageiros por ano e são responsáveis por 9,5% do mercado nacional de aviação. 

Os terminais foram divididos em três blocos. O primeiro, no Nordeste, é formado por seis terminais: aeroporto internacional do Recife (PE), aeroporto de Maceió (AL), aeroporto de Aracaju (SE), aeroporto de João Pessoa (PB), aeroporto de Juazeiro do Norte (CE) e aeroporto de Campina Grande (PB). 

No bloco do Centro-Oeste estão os aeroportos mato-grossenses de Cuiabá, Rondonópolis, Alta Floresta e Sinop. Já o lote Sudeste engloba os aeroportos de Vitória (ES) e de Macaé (RJ).

Notícias relacionadas

[Latam cancela todos os voos saindo de Santiago]
Economia

Latam cancela todos os voos saindo de Santiago

Por Kamille Martinho no dia 21 de Outubro de 2019 ⋅ 14:40 em Economia

Cancelamento se dá em decorrência da onda de protestos violentos que atinge o país desde a última sexta-feira (18)