Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 31 de março de 2024

Economia

Presidente da Firjan pede que Paulo Guedes avalie benefícios do Sistema S

Eugênio declarou que o novo governo tem possibilidade de fortalecer o Sistema S e garantir que ele continue trazendo benefícios diretos para a população

Presidente da Firjan pede que Paulo Guedes avalie benefícios do Sistema S

Foto: Antônio Batalha/Firjan

Por: Matheus Simoni no dia 18 de dezembro de 2018 às 10:20

O presidente da Federação das Indústrias do Rio (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, acerta ao mirar um corte de verbas para o Sistema S e a indústria. Em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, ao invés de rechaçar o tema, ele defendeu que os principais setores da categoria devem ajudar o economista a pensar em novas formas de bancar os serviços.

“Não tem cabimento irmos a público para mostrar os benefícios sociais dessas instituições. Isso está dado. A discussão é sobre financiamento”, disse. “Queremos debater para salvar o trabalho que fazemos ou será terra arrasada”.

Eugênio declarou que o novo governo tem possibilidade de fortalecer o Sistema S e garantir que ele continue trazendo benefícios diretos para a população. "Administramos no Rio o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ambos com impacto social gigantesco. São 250 mil matrículas, nós mudamos a vida das pessoas. Mas não pode ser financiado, a meu ver, com impostos que oneram a folha de pagamento. É preciso descobrir outra fonte de recurso. O novo governo diz muito bem que, para as empresas seguirem adiante, elas precisam ser leves: menos estrutura de impostos e menos penduricalhos no custo da mão de obra. Precisam ser leves para empregarem mais", declarou o presidente da Firjan.