Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Sistema S: Fecomércio e Fieb pregam diálogo e rechaçam declaração de Guedes

Economia

Sistema S: Fecomércio e Fieb pregam diálogo e rechaçam declaração de Guedes

Em evento realizado nesta semana, no Rio de Janeiro, o economista disse que será necessário "meter a faca" nos repasses ao sistema

Sistema S: Fecomércio e Fieb pregam diálogo e rechaçam declaração de Guedes

Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil

Por: Matheus Simoni e Juliana Rodrigues no dia 19 de dezembro de 2018 às 10:25

Representantes de entidades do Sistema S na Bahia comentaram, hoje (19), em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole, as declarações do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. Em evento realizado nesta semana, no Rio de Janeiro, o economista disse que será necessário "meter a faca" nos repasses ao sistema. A fala foi considerada "infeliz" e "incisiva" pelos presidentes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Carlos Andrade, e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Ricardo Alban.

"Eu acho que o Guedes é um ministro que tem boas intenções, entendo que ele vai fazer reformas boas para o país (...), mas as declarações que ele tem dado indicam que ele conhece pouco o Sistema S. Mas eu entendo também que temos que fazer reajustes, temos que mudar, ter metas, trabalhar com mais eficiência", analisou Andrade. 

Para Alban, o futuro governo deveria se preocupar com outras questões em vez de fazer cortes no Sistema S. "Nós temos tantas deficiências públicas, quer seja na educação, quer seja na formação profissional, nós temos que resolver o problema da Previdência, temos tantos desafios e vamos começar com um embate onde está dando certo? (...) Como é que nós vamos nos degladiar, com tantas coisas prioritárias que não funcionam bem? Deveriam estar chamando o Sistema S, aquele que funciona, que dá certo, para ajudar na modelagem e no apoio de serviços em que hoje efetivamente o governo é inoperante", afirmou. 

Além de comentar o posicionamento do futuro ministro, Alban ainda falou sobre a incorporação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic) à pasta da Economia. Para ele, a mudança representa uma perda de "identidade" para o setor. 

Os representantes ainda se mostraram esperançosos em relação ao diálogo com o futuro secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos Costa.

Também em entrevista a Mário Kertész, o deputado federal João Gualberto (PSDB-BA) comentou as declarações de Guedes e avaliou que ele foi "infeliz" em suas colocações. "Não deve ser palavra de ministro isso. Mas eu acho que tem que acabar com essa contribuição de fato. Defendo o sindicato, as federações e associações. Mas não com dinheiro público, que tem que ser usado em outra coisa", declarou o parlamentar.

O tucano defendeu uma revisão na contribuição das entidades. "Acho que os filiados têm que contribuir. Sobrevivemos sem um centavo de governo. Não precisa de dinheiro de governo. Industrial e comerciante tem que sobreviver com recurso próprio", disse.