Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Economia

Preço da gasolina sobe mais do que óleo diesel neste ano

Consumidor ainda não sentiu o impacto total desses reajustes, porque as distribuidoras estariam absorvendo parte desse aumento

Preço da gasolina sobe mais do que óleo diesel neste ano

Foto: Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 19 de abril de 2019 às 14:00

Em 2019, o reajuste promovido pela Petrobras para a gasolina vendida nas refinarias chega a quase 30%, enquanto o do diesel soma 24%. A informação é do Estadão.

Segundo a reportagem, o consumidor ainda não sentiu o impacto total desses reajustes, já que as distribuidoras estariam absorvendo parte desse aumento.

A Petrobras ainda não repassou integralmente os ajustes da cotação do petróleo no mercado internacional.

O diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), Adriano Pires, avalia que, para compensar integralmente a paridade internacional, só nos últimos 30 dias a estatal teria de ter elevado em R$ 0,18, e não em R$ 0,11, o preço do litro da gasolina. "Nesse período, a cotação internacional subiu 11% e a Petrobras reajustou a gasolina em 6%", explica.

No primeiro trimestre, o aumento nas bombas de gasolina nos postos foi de apenas 0,7%, ante uma alta de 20,2% nas refinarias no mesmo período, segundo dados da Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural).

Além disso, dados do IBGE mostram que a alta da gasolina começou a pesar mais no bolso do consumidor este ano a partir do mês de março, quando foi responsável por 16% da inflação de 0,75% registrada pelo IPCA.

O combustível é o terceiro item que mais afeta o orçamento das famílias brasileiras, atrás somente da refeição consumida fora de casa e do custo do empregado doméstico.