Economia

Novo presidente do BNDES diz que irá abrir ‘caixa-preta’ do banco

O presidente Jair Bolsonaro defende a abertura da "caixa-preta" do BNDES desde a campanha eleitoral, se referindo aos contratos feitos durante os governos Lula e Dilma

[Novo presidente do BNDES diz que irá abrir ‘caixa-preta’ do banco ]
Foto : Hoana Gonçalves/Ministério da Economia/Flickr/Divulgação

Por Kamille Martinho no dia 16 de Julho de 2019 ⋅ 15:00

Durante a cerimônia de posse como presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), realizado hoje (16), Gustavo Montezano disse que sua primeira meta à frente da instituição é "explicar para a população brasileira a caixa-preta do BNDES".

O presidente Jair Bolsonaro defende a abertura da "caixa-preta" do BNDES desde a campanha eleitoral, se referindo aos contratos feitos durante os governos Lula e Dilma.

Montezano, que já estava no governo Bolsonaro como secretário ajunto da Secretaria de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia, afirmou que a nova gestão do BNDES está alinhada com o governo.

O executivo ainda listou outra quatro metas para o banco até o final do ano: acelerar a venda de participação especulativa que o banco detêm, na ordem de 100 bilhões de reais; concluir a devolução de recursos ao tesouro, em cerca de 126 bilhões de reais; traçar um plano trianual e melhorar a prestação serviços do banco ao estado, financiando obras de infraestrutura como segurança, saúde, educação e saneamento básico. 

Notícias relacionadas

[Caixa reduz juros para financiar imóveis]
Economia

Caixa reduz juros para financiar imóveis

Por Kamille Martinho no dia 12 de Dezembro de 2019 ⋅ 21:30 em Economia

A taxa mínima fixa do crédito imobiliário do banco passou de 6,75% ao ano mais a TR (Taxa Referencial), para 6,5% ao ano mais a TR