Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

MK relembra queda da Bastilha e repudia corrupção na Saúde do RJ; ouça

Editorial

MK relembra queda da Bastilha e repudia corrupção na Saúde do RJ; ouça

"Tem gente que não tem a menor condescendência, decência, compaixão, e mete a mão firme na grana para se beneficiar e deixar de salvar vidas", disse

MK relembra queda da Bastilha e repudia corrupção na Saúde do RJ; ouça

Foto: Matheus Simoni / Metropress

Por: Metro1 no dia 14 de julho de 2020 às 08:33

O comentário de Mário Kertész na Rádio Metrópole, na manhã de hoje (14), começou com uma homenagem à queda da Bastilha, ocorrida em 14 de julho de 1789, na França. O fato histórico foi um evento central da Revolução Francesa e serviu de catalisador para diversas transformações em todo o mundo, inclusive no Brasil. MK aproveitou a oportunidade para saudar a memória da ouvinte Veruska, nascida na França, que marcou a história da Metrópole e faleceu no último mês de junho, aos 89 anos.

"14 de julho é uma data importante pro mundo todo, não somente para a França, porque a partir daí movimentos libertários aconteceram em todo o mundo, inclusive no Brasil, nos EUA e em outros lugares. Eu me lembrei disso, desde ontem eu pensando, com saudade de Veruska, e resolvi fazer essa homenagem. Que hino lindo a Marselhesa, porque é o tipo de hino que realmente faz o sangue das pessoas ferver e lutar verdadeiramente por uma pátria. Não essa pátria 'Deus acima de tudo', com lembranças nazifascistas. Não, é a pátria da liberdade, igualdade e fraternidade", pontuou.

MK também falou sobre a prisão do ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Edmar Santos, que firmou acordo de delação com a Procuradoria-Geral da República e entregou provas contra o governador fluminense Wilson Witzel.

"Ontem, na entrevista com o ex-ministro [da Justiça] Sergio Moro, que inclusive teve repercussão nacional, eu falei com ele que a corrupção continua e citei o caso do governador Witzel, que está sendo acusado, não tem nada provado contra ele. A Polícia Federal foi lá no Palácio, e a partir daí, ele, que era tão anti-Bolsonaro, ficou calado, tá quietinho. A esposa dele é acusada de ter recebido uma quantia elevada de dinheiro no seu escritório de advocacia, de empresas relacionadas à área de saúde. Quer dizer, além da suspeita de corrupção, você pensar que é possível se fazer corrupção tirando dinheiro que pode salvar vidas, nós já temos no Brasil 72.291 vidas que sumiram. A OMS diz que 50% das mortes que aconteceram por Covid ontem no mundo foram nos Estados Unidos e no Brasil, e tem gente que não tem a menor condescendência, decência, compaixão, e mete a mão firme na grana para se beneficiar e deixar de salvar vidas. Quem pensa que com a Lava Jato, por exemplo, acabou a corrupção no Brasil, os principais corruptos estão presos... Faça-me rir no meio dessa tristeza toda", pontuou.

Ouça o comentário completo: