Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Educação

Ufba aparece entre as 20 universidades com mais pesquisadores da América Latina

Dentre as 20 universidades, 16 são brasileiras

Ufba aparece entre as 20 universidades com mais pesquisadores da América Latina

Foto: Dário Guimarães/Metropress

Por: Metro1 no dia 03 de outubro de 2021 às 11:53

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) aparece entre as 20 melhores universidades em um ranking internacional que avalia os cientistas mais influentes da América Latina. Na lista, a Ufba está na 20ª posição entre 453 instituições de ensino superior latino-americanas. O índice avalia o número de cientistas reconhecidos pelo sistema AD Scientific Index, entre 10 mil selecionados.

A universidade federal baiana tem 96 pesquisadores reconhecidos pelo ranking. Os números consideram o desempenho científico e o valor agregado da produtividade científica de cada pesquisador para a comunidade acadêmica. 

Além da Ufba, outras instituições da Bahia estão na lista. A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Publica aparece em 177ª posição, com quatro pesquisadores reconhecidos. A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aparece em 243º, com três pesquisadores. O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano, o Ifbaiano, campus de Catu, no Recôncavo, aparece em 353º lugar, com um pesquisador reconhecido. Já a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) aparece em 446º, com um pesquisador. Logo em seguida, em 447º lugar, aparece a Universidade Federal do Oeste da Bahia, também com um pesquisador reconhecido.

Três universidades brasileiras ocupam as primeiras posições do ranking: a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e a Unicamp. A USP possui 2.134 pesquisadores; já a Unesp aparece em 2º lugar, com 572 profissionais, e a Unicamp em terceiro, com 556.