Educação
Pais denunciam insistência em venda casada de material didático em escolas particulares de Salvador

Exame avalia conhecimentos de professores e poderá ser usado por redes estaduais e municipais como critério de seleção a partir de 2026
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Os candidatos inscritos na Prova Nacional Docente (PND) que não obtiveram isenção da taxa têm até esta quarta-feira (6) para efetuar o pagamento de R$ 85. O boleto (GRU) está disponível na Página do Participante do Sistema PND, acessível com login gov.br. A prova será aplicada pelo Inep no dia 26 de outubro, com base no modelo do Enade, e abrangerá 17 áreas de licenciatura, com questões objetivas e discursivas.
Criada em 2025, a PND tem como objetivo padronizar a avaliação de professores, auxiliando estados e municípios na contratação de profissionais mais qualificados. A edição deste ano contou com a adesão de 22 estados e 1.508 municípios, incluindo 18 capitais. O exame faz parte do programa federal “Mais Professores para o Brasil”, que visa fortalecer a formação docente e incentivar o ingresso no ensino público.
A PND não é um concurso público, mas os resultados poderão ser usados, a partir de 2026, por redes de ensino como critério único ou complementar em processos seletivos. A participação das redes estaduais e municipais na adesão ao uso da prova é voluntária.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.