Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Esportes

Brasil tira o pé da lama, vence a Costa Rica e se recupera no Grupo E

Time brasileiro só abriu o marcador aos 45 minutos da etapa final, com Phillippe Coutinho, após uma jogada chorada na área com Firmino e Gabriel Jesus; Neymar fechou nos acréscimos

Brasil tira o pé da lama, vence a Costa Rica e se recupera no Grupo E

Foto: Divulgação/Fifa/Getty Images

Por: Evilásio Júnior no dia 22 de junho de 2018 às 10:53

Com sofrimento, o Brasil, enfim, venceu a primeira partida na Copa do Mundo da Rússia, ao bater a Costa Rica hoje (22), por 2 a 0, em São Petersburgo, no final do jogo. Com o resultado, a seleção canarinho assumiu provisoriamente a liderança no Grupo E da competição, com 4 pontos, e voltou a depender de si para passar às oitavas de final.

Com dificuldades para furar a retranca adversária, a equipe comandada por Tite explorou as jogadas com Willian, pelo lado direito, e os chutes de fora da área e passou o primeiro tempo em branco. A equipe adversária tentou surpreender nos contra-ataques, mas não levaram perigo à meta de Alison.

Em função da pouca objetividade, o atacante do Chelsea foi substituído por Douglas Costa no intervalo pelo técnico Tite.

Mais incisivo após a mudança, a equipe conseguiu boas chances, como uma bola na trave em uma cabeçada de Gabriel Jesus, cinco minutos, e uma bela defesa de Navas em um chute de Neymar, aos 10. Com a persistência do 0 no placar, aos 22 o treinador optou por outra mudança, agora arrojada: saiu o volante Paulinho para a entrada do avançado Firmino.

Aos 33 minutos da etapa final, o time brasileiro ainda teve um pênalti anulado após intervenção do árbitro de vídeo, que comprovou uma simulação de Neymar, que alegou ter sido puxado na área e se jogou no gramado.

Apesar da pressão, o time brasileiro só abriu o marcador aos 45 minutos da etapa final, com Phillippe Coutinho, após uma jogada chorada na área com Firmino e Gabriel Jesus. O segundo veio aos 51, com Neymar, que aproveitou livre na área o cruzamento de Douglas Costa.

O Brasil agora vai enfrentar a Sérvia, na próxima quarta-feira (27), às 3h da tarde, na Arena Spartak, em Moscou. Um empate pode garantir o acesso à próxima fase e um novo triunfo pode dar a primeira colocação da chave ao time verde e amarelo.

Eliminada, a Costa Rica vai apenas cumprir tabela contra a Suíça, que também disputa a classificação, no mesmo dia e horário, em Nizhny Novgorod.