Esportes

Criador da camisa da seleção brasileira morre aos 83 anos

Schlee, que fazia caricaturas de jogos de futebol para jornais de Pelotas, venceu o prêmio após testar mais de cem esboços e chegar ao modelo conhecido internacionalmente

[Criador da camisa da seleção brasileira morre aos 83 anos]
Foto : Gilberto Perin/Divulgação

Por Matheus Simoni no dia 16 de Novembro de 2018 ⋅ 09:20

Idealizador da camisa da seleção brasileira, o escritor Aldyr Schlee morreu ontem (15), em Pelotas-RS, aos 83 anos. Ele lutava contra um câncer de pele há 10 anos e estava internado no Hospital Beneficiência Portuguesa de Pelotas, no interior do Rio Grande do Sul.

Em 1953, três anos após a perda da Copa do Mundo de 1950, no Brasil, ele participou de um concurso promovido pelo jornal 'Correio da Manhã', do Rio de Janeiro, que escolheria novas cores para o uniforme da seleção brasileira. A ideia era substituir a camisa branca, utilizada pela equipe nacional contra o Uruguai no episódio conhecido como 'Maracanazo'. 

Schlee, que fazia caricaturas de jogos de futebol para jornais de Pelotas, venceu o prêmio após testar mais de cem esboços e chegar ao modelo conhecido internacionalmente. A então CBD (Confederação Brasileira de Desportos) oficializou o uniforme e estreou a novidade em 1954. O prêmio rendeu o equivalente a R$ 20 mil Aldyr, que ainda ganhou um estágio no próprio Correio da Manhã.

Notícias relacionadas