Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Bahia sedia evento de lançamento do Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol

Esportes

Bahia sedia evento de lançamento do Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol

O evento contará com representantes do Observatório da Discriminação Racial, que é sediado em Porto Alegre

Bahia sedia evento de lançamento do Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol

Foto: Divulgação/ECB/Felipe Oliveira

Por: Matheus Simoni no dia 14 de dezembro de 2018 às 11:40

O Bahia vai sediar na próxima semana o lançamento do Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol, que acontecerá em Salvador, no final da tarde da próxima segunda-feira (17), na Arena Fonte Nova. O evento contará com representantes do Observatório da Discriminação Racial, que é sediado em Porto Alegre.

Também estarão na mesa de lançamento a ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia, Vilma Reis, a líder religiosa e ativista Makota Valdina, o ex-jogador do Bahia João Marcelo, campeão brasileiro de 88 pelo Bahia e que este ano afirmou ter sido alvo de um ato de racismo em um shopping de Salvador, e o presidente do Esquadrão de Aço, Guilherme Bellintani.

Em 2018, o Bahia anunciou a criação do Núcleo de Ações Afirmativas (NAA), que tem como um dos objetivos consolidar o clube o mais democrático do Brasil. Além disso, ganhou notoriedade a ação promovida no mês da Consciência Negra com a utilização de nomes de personalidades negras nas camisas dos jogadores durante as partidas. 

Formado por sociólogos, filósofos, publicitários, um defensor público, professores e pesquisadores sobre a questão de gênero no esporte, o NAA tem como missão enfrentar temas pouco debatidos no futebol, como o combate à homofobia, ao machismo e à intolerância religiosa, além da promoção de medidas em prol de pessoas com deficiência e correlatas.