Internacional
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Brasil está com a imagem péssima na questão ambiental, diz Wagner sobre fala de Bolsonaro na COP26
Internacional
Brasil está com a imagem péssima na questão ambiental, diz Wagner sobre fala de Bolsonaro na COP26
Senador concedeu entrevista direto da cidade escocesa de Glasgow, que sedia a conferência climática
Foto: Reprodução/YouTube/Rádio Metropole
O senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou nesta quarta-feira (3), em entrevista à Rádio Metrópole, que a errática política ambiental do governo Bolsonaro levou o Brasil a ter uma "imagem péssima" aos olhos do mundo. Presente na COP26, na cidade escocesa de Glasgow, Wagner disse que a fala de Bolsonaro direcionada ao evento —no qual ele se fez ausente— foi recebida com um misto de "desconfiança" e "esperança” entre as lideranças que veem urgência na questão do clima. Num vídeo de menos de três minutos, o mandatário discursa que o “Brasil é uma potência verde” e que, no combate à mudança do clima, “sempre fomos parte da solução, não do problema”. Ele, contudo, não cita o avanço do desmatamento na Amazônia.
“A fala do presidente da República, que não foi no evento propriamente dito, foi recebida, eu diria, com desconfiança e esperança. Desconfiança por causa de tudo que vem sendo a política ambiental do governo dele. Esperança porque a expectativa é que ele realmente mude, mas que não mude nas palavras. Então, eu diria assim, ninguém insultou. Todo mundo disse ‘ainda bem que está preocupado com isso’. Agora é esperar ações concretas que revelem que não é só, como se diz na gíria, pra inglês ver. Então tem desconfiança, e é normal que tenha essa desconfiança da postura até agora inspirada no ex-presidente americano [Donald Trump]", declarou o senador ao apresentador Mário Kertész.
Segundo o petista, diferentemente de Bolsonaro, o atual mandatário dos EUA e sucessor de Trump, Joe Biden, saiu fortalecido por seus compromissos assumidos durante a conferência climática. Cerca de 100 nações, dentre as quais o Brasil, se comprometeram a reduzir as emissões de metano como parte dos esforços para conter o aquecimento global.
"O Brasil, infelizmente, está com a imagem péssima do ponto de vista ambiental por tudo que o ex-ministro [Ricardo Salles] fazia. E o presidente da República, falando bobagem de manhã, de tarde e de noite, incentivou a queima de florestas, derrubaram as florestas. Não é à toa que aumentaram estupidamente nesses anos dele os incêndios de florestas", acrescentou Wagner, para quem o tema do meio ambiente é uma pauta que se impõe como uma "questão de sobrevivência".
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.