
Home
/
Notícias
/
Internacional
/
Egito mediará novas negociações entre Israel e Hamas para cessar-fogo e troca de prisioneiros
Internacional
Egito mediará novas negociações entre Israel e Hamas para cessar-fogo e troca de prisioneiros
Ministério das Relações Exteriores egípcio informou neste sábado (4) que as reuniões abordarão “condições de campo e detalhes” do plano

Foto: Reprodução/Aljazeera
O Egito receberá na segunda-feira (6) delegações de Israel e do grupo palestino Hamas para discutir as condições de um acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza e a troca de prisioneiros e reféns, conforme a proposta apresentada recentemente pelos Estados Unidos. O Ministério das Relações Exteriores egípcio informou neste sábado (4) que as reuniões abordarão “condições de campo e detalhes” do plano, e reforçou que o país espera contribuir para o fim da guerra, que já dura dois anos consecutivos.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou ter esperança de que todos os reféns israelenses mantidos em Gaza sejam libertados nos próximos dias, afirmando que Israel está “à beira de uma conquista significativa”. No entanto, ele destacou que o país manterá sua presença militar na Faixa de Gaza e pretende limitar as negociações a poucos dias. Parte de seu gabinete, especialmente ministros de ultradireita, criticou o acordo, alegando que ele favorece o Hamas e enfraquece a posição israelense.
O Hamas, por sua vez, anunciou na sexta-feira (3) que aceitou alguns dos 20 pontos da proposta norte-americana e está disposto a iniciar negociações mediadas. O plano prevê cessar-fogo, retirada gradual das tropas israelenses, desmilitarização de Gaza e supervisão internacional da reconstrução do território, com o grupo excluído da futura estrutura de governança. Em troca da libertação de todos os reféns, Israel deverá liberar 250 prisioneiros condenados à prisão perpétua e 1.700 palestinos detidos após os ataques de outubro de 2023.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

