
Internacional
Trump envia 300 soldados da Guarda Nacional para Chicago
Envio de tropas federais ocorre em meio a tensões em cidades democratas, durante protestos contra ações do ICE

Foto: Official White House/Daniel Torok
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou o envio de 300 soldados da Guarda Nacional para Chicago neste sábado (4), em resposta a um tiroteio envolvendo agentes federais e uma mulher armada. A medida visa proteger ativos federais na cidade, apesar das objeções das autoridades locais. A ação ocorre em meio a tensões políticas sobre o uso de tropas federais em cidades governadas por democratas, com o crescimento de manifestações contra o ICE.
A decisão acontece poucas horas depois de uma juíza federal bloquear temporariamente o envio de soldados da Guarda Nacional para Portland, no Oregon, alegando que os protestos recentes contra ações do ICE foram majoritariamente pacíficos e que a justificativa do governo federal não se sustentava. A magistrada também ressaltou que a polícia local poderia lidar com os incidentes sem a intervenção militar.
As operações federais têm gerado conflitos legais e políticos, com autoridades locais acusando o governo de usar militares como instrumento de controle, enquanto o governo federal afirma agir para proteger funcionários e propriedades federais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

